sábado, setembro 11, 2004

Mensagens instantâneas substituirão e-mail,diz Pew

SÃO PAULO - As mensagens instanâneas podem ultrapassar o e-mail muito em breve e se transformar na principal forma de comunicação eletrônica entre as pessoas. É o que prediz o instituto de pesquisas Pew Internet & American Life Project.
Segundo o estudo, 53 milhões de americanos acima de 18 anos usam programas como o ICQ e o MSN Messenger para se comunicar, inclusive no ambiente de trabalho, o que significa 42% dos internautas daquele país usando este tipo de sistema. Mais: diz que 24% dos entrevistados - 12 milhões de pessoas - usam muito mais os mensageiros instantâneos do que o e-mail.
A Pew Internet descobriu que jovens adultos e fãs de novas tecnologias aparecem entre os aficionados por mensagens instantâneas: 62% dos americanos entre 18 e 27 anos usam estes programas, e 45% deles usam mais o mensageiro do que o e-mail.
O estudo aponta o uso dos IMs no ambiente de trabalho por 21% dos americanos, promovendo a cooperação entre funcionários e aumentando a produtividade das equipes. Mais: 40% disseram usar o serviço mais para trocar mensagens com colegas de trabalho, enquanto 33% responderam que usam a ferramenta para falar com a família. "As mensagens instantâneas se transformarão na ferramenta padrão para escritórios em poucos anos", acredita Lee Rainie, diretor da Pew.
"Não há dúvida de que o uso dos IMs vai se intensificar. Os americanos mais jovens, em particular, incorporaram o programa em suas vidas de múltiplas formar, e usam as mensagens instantâneas para manter contato com os amigos, organizar reuniões de trabalho e para trocar arquivos", explica a pesquisadora Amanda Lenhart.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

Nenhum comentário: